segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Estou na Índia já por quase 2 meses. Fazendo um balanço das experiências até aqui vividas, a que se refere à Fé merece uma atenção especial. De uma maneira ou de outra, todos agimos por fé, em alguma proporção. O ateu, quando sai de casa para chegar ao trabalho, inconscientemente, “tem fé” que vai chegar lá. Se lhe fosse revelado que iria sofrer um assalto no percurso e que iria morrer, não sairia de casa naquele dia, pois “teria fé” na “revelação”, e ficaria, pelo temor da morte.
Percebi que a Fé sempre nos empurra à ação. Até ESPERAR é uma ação. Quando eu estava em minha cidade, a experiência de pagar contas mensais não era colocada no campo da Fé. Sabia que é Deus que me sustentava, que meu dinheiro vem Dele, que me deu o trabalho, etc, mas quando o seu único trabalho é se doar àqueles que você serve, não tendo “aparente” fonte de renda, então a Fé de que Deus realmente te supre passa a ter mais sentido. Quando você depende do seu salário para pagar suas contas mensais, raramente você ora a Deus pedindo condições para pagar as contas, isso se torna automático em sua vida, e sai da lista de oração. A não ser que você enfie os pés pelas mãos e passe a comprar mais do que ganha, se endivida, se enrola todo, e daí, vai clamar a Deus para te tirar do atoleiro. E geralmente, Deus usa para lhe ajudar aquele que anda ordenadamente, pois além de pagar as próprias contas, tem condições de ouvir a Deus e socorrer você, irresponsável.
A Fé, como espada, corta dos dois lados. Um deles é aquela Fé que chamam de “poderosa”.  A que “alcança testemunho”..., “oferece sacrifícios maiores”..., “fala, mesmo depois de morto”..., “vai do mundo físico para o celestial sem passar pela morte”..., “prepara arca sem conhecer o que é chuva”..., ”muda de cidade sem saber pra qual cidade está indo”..., “passa a morar com gente estranha, de língua estranha”..., “espera uma cidade que não existe”..., “gera filho com quase 90 anos de idade”..., “vê as promessas de longe e abraça-as”. Esta Fé, relatada em Hebreus 11:1-13, todos os cristãos dizem praticar.
Mas quando começam os cortes da espada da Fé pelo outro lado, aqueles que cortam na carne, muitos retrocedem. Gostam de ler sobre Abraão, mas oferecer meu Isaque, meu único filho?, “não tenho fé para isso!”  Posso até orar e abençoar, como fez Isaque e Jacó aos seus filhos, mas falar para tirarem meus ossos daqui quando se mudarem desta cidade? “Pra quê isso? Me deixem aqui mesmo. O cemitério daqui é muito bonito”. Se o governo baixar um decreto para que meu filho recém-nascido seja morto, tenho fé para escondê-lo, e até de deixar que ele seja criado no palácio da rainha, mas ele se recusar a ser chamado filho da filha de Faraó? “Quê isso? E o futuro dele? Seu bom salário como funcionário do governo, sua casa boa, seu carro do ano, meus netos com saúde e bem supridos? Não, isso não!” Posso até ensiná-lo algumas coisas sobre o pecado, mas não sejamos tão radicais. Sair do palácio e ir morar com aquela gentalha acostumada à escravidão? “Definitivamente, isso não é fé, isso é burrice”. Hebreus 11:14-26.

A Fé que recusa posições de destaques, é a mesma que aceita ser maltratado.
A Fé que recusa o gozo temporário do pecado, é a mesma que espera a recompensa contida em Cristo.
A Fé que deixa o visível, é a mesma que vê o invisível.
A Fé que asperge o sangue, é a mesma que crê neste mesmo sangue.
A Fé que abre as águas, que derruba muralhas, evita sua própria morte, vence reinos, pratica justiça, alcança promessas, fecha boca de leões, apaga a força do fogo, escapa do fio da espada, tira força da fraqueza, põe em fuga exércitos e recebe os seus mortos novamente, é a mesma Fé que aceita ser Torturado ( não aceita sair livre, para alcançar uma ressurreição melhor ), experimenta Escárnios, Açoites, Cadeias e Prisões. A Fé que temos hoje podemos clamar a plenos pulmões: Pela fé eu suporto ser Apedrejado até a morte; suporto ser Serrado ao meio, suporto ser Tentado e manter minha integridade, suporto ser Morto ao Fio da Espada, suporto doar todas as minhas roupas chiques e andar vestido de Peles de Ovelhas, suporto ser Desamparado e esquecido por todos os meus amigos, suporto ser Aflito e Maltratado, suporto até morar no Deserto em tendas, até pelos Montes, até mesmo nos Cemitérios e Cavernas da terra?  Hebreus 11:29-38.
É claro que não! O problema é que NÃO EXISTE DOIS TIPOS DE FÉ. Ora, sem Fé é impossível agradar a Deus. Hb 11.6 – Por que não conseguimos agradá-Lo? Porque Deus deseja que creiamos Nele, em sua pessoa, e também naquilo que Ele falou e fala até hoje. A Fé é o contrário da Incredulidade. E ser incrédulo é o mesmo que dizer: “Deus falou isso? Não! Deus está mentindo, isso não vai acontecer nunca!”  Deus afirmou várias coisas do Seu próprio caráter, e uma delas é que “Ele não mente e não pode mentir”. Sua essência é a Verdade. Portanto, a falta de Fé é a presença da Incredulidade, que chama Deus de mentiroso. Por isso é que sem Fé é impossível agradar a Deus. Você mesmo, como um humano, sabendo que está falando a verdade, gosta que alguém lhe chame de mentiroso? Imagine Deus, que disse: “Eu sou a Verdade”.

Conclusão: esta fé que só aceita fazer coisas tremendas, ser suprido em suas necessidades, receber respostas de orações e nunca aceita passar por privações, muitas vezes devido irresponsabilidades próprias, não é a verdadeira Fé. Quero ter a Fé Bíblica, e não a fé instável, baseada em meus próprios conceitos ou minhas convenientes emoções.

2 comentários:

  1. TREMEEEENDAAA VERDADE!!!! QUE DEUS NOS ENCHA CADA DIA MAIS DESSA FÉ!!! EM NOME DE JESUS!

    Muito obrigada por compartilhar isso comigo, irmão! Que Jesus continue sendo a sua inspiração!!!

    Que mais e mais, o seu coração transborde dessa fé!


    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Impactante mesmo. Jesus nos ajude a vivenciar essa fé sem medida.

    ResponderExcluir